A importância do investimento na primeira infância

É na primeira infância (da gestação aos 6 anos de idade) que o cérebro mais se desenvolve! 

Poder desfrutar de uma boa qualidade de vida na primeira infância contribui para a construção de bases sólidas e um ambiente familiar mais seguro, resultando em maiores ganhos também para as próximas gerações. 

Por exemplo: uma educação infantil de qualidade estimula as habilidades socioemocionais e ajuda a reduzir em 65% as chances de indivíduos cometerem crimes violentos, 40% as chances de serem encarcerados e 20% as chances de não terem um trabalho. 

Segundo o economista americano James Heckman, cada dólar investido nessa fase da vida retorna até 7 dólares para a sociedade. Nenhum outro investimento é tão rentável. 

Você pode ter acesso ao estudo dele aqui: http://bit.ly/estudoheckman 

Vemos, porém, que a realidade brasileira está longe de ser adequada para gestantes, bebês e crianças, infelizmente. 

Temos aproximadamente 20,6 milhões de bebês e crianças entre 0 e 6 anos, sendo que 1 em cada 3 delas vive na pobreza ou extrema pobreza. Outro número que impressiona é que 1 em cada 5 bebês nascidos no Brasil é filho de mãe adolescente, segundo o Ministério da Saúde. Em regiões mais pobres, o número é ainda maior. E mais: 53% dos brasileiros acreditam que a criança começa a aprender só depois dos 6 meses, apesar de a ciência comprovar que ela aprende desde o útero.

Precisamos mudar essa realidade e por isso criamos este desafio. Vocês, professores e estudantes universitários, são atores fundamentais para que isso aconteça!

Profissionais de todos os campos do saber precisam conhecer este assunto e estar preparados para desenvolver projetos que impactem positivamente a vida de nossas crianças.

Aproveite para começar a se envolver com essa temática agora. Consulte os materiais que disponibilizamos e se inscreva no Desafio!

DICA 1: A série “O Começo da Vida”, disponível na plataforma Netflix, é incrível e traz muita informação sobre o tema!

DICA 2: Se você gostou dessas informações e quiser conhecer ainda mais, acesse uma das cartilhas abaixo: 

https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/205.pdf

https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/primeiros-anos-suas-maos/

https://prioridadeabsoluta.org.br/entenda-a-prioridade/

Brasil pode ter milhares de superdotados que não sabem de seu alto QI

Alunos das favelas da maré já estão sem aulas 14 dias em 2023