PROJETO ALFABETIZARTE

O projeto Alfabetizarte, nas comunidades do Complexo da Maré e entorno, atua em escolas da 4ª Coordenadoria Regional de Educação do Município do Rio de Janeiro – CRE, viabilizando e enriquecendo o processo de alfabetização, com alunos e professores.

Iniciado em 2015, é realizado em 20 unidades de ensino, impactando mais de 6 mil crianças.

O Alfabetizarte oferece para alunos da educação infantil (1º e 2º anos do ensino fundamental) atividades transdisciplinares que permitirão, de forma integral, a alfabetização com desenvolvimento de raciocínio, autoconfiança e cultura de maneira a facilitar a escolaridade regular e a inserção social positiva do aluno.

São realizadas oficinas (corpo e movimento, raciocínio lógico, linguagem, matemática, jogos, artes, musicalização e educação financeira) embasadas na ética, no respeito mútuo, na solidariedade, na justiça e no diálogo.

PROJETO ATHENA

Durante 24 meses, capacita crianças de altas habilidades lógicas e linguísticas, de escolas públicas do Complexo da Maré e entorno, para prestarem concurso para ingresso no 6º ano de escolas públicas de excelência, como CAP UERJ, CAP UFRJ, Pedro II e FAETEC, onde encontrarão o ambiente necessário para desenvolverem seus potenciais.

Processo: a cada ano, são selecionados 12 alunos para participação no programa de 2 anos do Projeto Athena. Mais de 1.000 alunos do 3º ano do ensino fundamental são testados. Candidatos e famílias passam por processo de entrevistas.

Os alunos participam de aulas diárias no Instituto Sabendo Mais, no contraturno das escolas, durante os 4º e 5º anos do ensino fundamental. Também realizam passeios e atividades extras, com o objetivo de enriquecimento cultural.

Em 2021 e 2022, 100% dos alunos foram aprovados em escolas públicas de excelência.

ATHENA BIS

Durante 24 meses, capacita jovens de altas habilidades lógicas e linguísticas, de escolas públicas do Complexo da Maré e entorno, para prestarem concurso para ingresso no 1º ano do ensino médio de escolas púbicas de excelência, como CAP UERJ, CAP UFRJ, Pedro II, CEFET, Escola Firjan SESI, FAETEC e EPSJV (Fiocruz), onde encontrarão o ambiente necessário para desenvolverem seus potenciais e seguirem o caminho para a educação superior, viabilizando a diminuição da evasão escolar no ensino médio e fomentando o interesse pela formação universitária.

Processo: a cada ano, são testados e selecionados alunos do 6º ano do ensino fundamental, para participarem do programa de dois anos do projeto Athena Bis. Candidatos e famílias passam por processo de entrevistas. Os alunos participam de aulas no Instituto Sabendo Mais, no contraturno das escolas, durante os 8º e 9º anos do ensino fundamental. Também realizam passeios e atividades extra, com objetivo de enriquecimento cultural.

Em 2022, primeiro ano do projeto, 100% dos alunos foram aprovados em escolas públicas de excelência.

ARQUIMEDES

Em parceria com os Institutos de Matemática e Física da UFRJ, viabiliza a imersão de jovens na universidade e desperta o desejo pelo ensino superior, combatendo a evasão escolar.

Processo: a cada ano, alunos do ensino fundamental 2 (6º a 9º séries) de escolas públicas são selecionados, em testagens de habilidades de raciocínio lógico e linguísticas, para compor duas turmas de 25 alunos cada.

As turmas participam de um programa de imersão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com atividades conduzidas por professores do Instituto de Matemática e Instituto de Física. Os alunos também participam de atividades conduzidas pelo Instituto Sabendo Mais, como ensino de programação e passeios de enriquecimento cultural.

As testagens são realizadas em escolas públicas parceiras, nos bairros abrangidos pelas 4ª e 11ª Coordenadorias Regionais de Educação do Rio de Janeiro.

OLÍMPIADA DE RACIOCÍNIO LÓGICO

Evento anual, promovido pelo Instituto Sabendo Mais, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico de alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, de escolas parceiras do Instituto.

Alunos do ensino fundamental 1, de escolas públicas do Complexo da Maré e bairros vizinhos participam de aulas de raciocínio lógico e realizam provas classificatórias. A seguir, uma gincana, envolvendo alunos de todas as escolas definirá os campeões, que recebem medalhas e premiações.

O evento visa mostrar, de forma lúdica e prazerosa, que todas as disciplinas têm conteúdos de raciocínio lógico e estimula que os alunos façam relações entre os conhecimentos.

Impacto: 6.200 alunos.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Oficinas de formação continuada, com foco em alfabetização, para professores da rede pública de escolas parceiras.

Os professores do Instituto Sabendo Mais também participam de sessões de formação continuada, com seminários, estudo de casos e treinamentos. São trabalhados temas como Moral e Ética, Raciocínio Lógico, Inteligências Múltiplas, Inteligência Emocional, Transdisciplinaridade e Disciplina Positiva. Com apoio de parceiros, a equipe é treinada no uso de ferramentas digitais no ensino.

PROJETO MUNDO DIGITAL​

Propõe uma introdução de temas práticos e úteis na vida escolar, como realização de pesquisas na internet, comunicação por e-mail, criação de apresentações e utilização do ambiente “Google Classroom”, entre outros; além de abordar o uso correto de redes sociais e aplicativos.

Os alunos também aprendem conceitos de programação, através da criação de jogos interativos, exercitando o raciocínio lógico.

Aos pais de alunos, oferece uma introdução ao uso da internet e aplicativos, incluindo criação de e-mail, comunicação digital, cadastro em sites para acesso a dados escolares dos filhos, discussões sobre facilidades e riscos no mundo digital e redes sociais.

A estruturação do Projeto Mundo Digital, incluindo a compra de equipamentos utilizados no programa, foi patrocinada pelo Consulado dos Estados Unidos, Rio de Janeiro.

Back to Top